CANOLA É CULTIVADA EM MAIS DE 50 MIL HECTARES NAS REGIÕES NOROESTE E MISSÕES.

A Região Noroeste/Missões é a maior produtora de canola do Brasil. A Informação foi divulgada pela Emater-RS/Ascar nessa segunda-feira (2). Em levantamento realizado em julho, o órgão ressaltou que os municípios com maior área cultivada da oleaginosa na região eram São Luiz Gonzaga e Giruá, com cerca de 10 mil hectares cada.

Na região, a área de canola deve ser superior a 51 mil hectares, o que representa aumento de 56% em relação à safra anterior. Na semana passada, ocorreu em Giruá o treinamento técnico de classificação de grãos de canola, reunindo mais de 70 profissionais de 19 cooperativas e cerealistas de diferentes pontos do estado. A ação foi uma iniciativa da Celena Alimentos, em parceria com a gerência de classificação de certificação (GCC) da Emater/RS-Ascar.

A capacitação que visa melhorias permanentes na classificação e certificação da qualidade da canola contribui com a segurança alimentar de milhares de pessoas, uma vez que o grão é revertido, em sua maior parte, à produção de óleo comestível. Buscamos garantir a qualidade desde a matéria-prima, para seguir entregando ao consumidor um produto seguro e com qualidade diferenciada, afirma o gerente da Celena Alimentos, Vantuir Scarantti. Além de óleo comestível, o excedente é utilizado na produção de biodiesel e parte dos grãos in natura da atual safra devem ser exportados para os Emirados Árabes.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Comentários