A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria indiciou uma enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) por homicídio culposo, com agravante de inobservância de regra técnica da profissão. O indiciamento ocorre após a morte de uma paciente que recebeu uma transfusão de sangue incompatível, no dia 7 de agosto deste ano.
De acordo com a investigação, o sangue aplicado na vítima era destinado a outra paciente. O laudo de necropsia apontou que a administração incorreta resultou em uma tromboembolia pulmonar maciça, considerada a causa direta do óbito.
A apuração policial concluiu que o erro foi decorrente de negligência. Conforme a DPHPP, a enfermeira não teria cumprido o protocolo obrigatório do hospital, que exige a dupla checagem da identidade da paciente no leito antes da transfusão. O procedimento inclui a conferência da pulseira de identificação e a confirmação verbal do nome da paciente — etapas que, segundo a polícia, foram ignoradas.
O inquérito policial agora segue para o Ministério Público, que deve analisar a denúncia e decidir sobre o oferecimento da ação penal.
JAC News - o seu portal de notícias!