Foi como uma forma de homenagem que a família do criador de coelhos gigantes Patrick Obermann resolveu levar os animais para a Expointer deste ano. O jovem de 23 anos, de Santa Maria do Herval, na Serra gaúcha, já havia feito as inscrições para participar da feira quando morreu em um acidente de carro no dia 25 de julho.
"Ele estava muito empolgado, tinha uma paixão por criar coelhos desde os 15 anos. Era um hobby, mas levado muito a sério. Só que, infelizmente, teve esse acidente em uma viagem para Santa Catarina", conta a irmã Josiane Olbermann Back.
Junto com o marido, Josiane correu atrás dos trâmites burocráticos para que pudessem representar Patrick na Expointer.
Foram três troféus conquistados nesse ano: Grande Campeã na categoria Gigante; Grande Campeão na categoria Gigante; e Destaque da Expointer.
"Era a segunda vez que o Patrick iria participar. A primeira foi em 2023. Então, era o mínimo que poderíamos fazer, levar o legado e a história dele. Meu marido cuidou de tudo. É algo que nos conforta, ao mesmo tempo em que sofremos", diz Josiane.
Além disso, ela conta que a Expointer 2025 encerra um ciclo na vida da família, que optou por dar fim ao criatório de coelhos. Apenas alguns animais ficarão com a família, como uma lembrança.
Fonte: G1RS