
O governador Eduardo Leite tratou sobre os projetos das três pontes internacionais – entre elas a de Tiradentes do Sul – com o embaixador da Argentina no Brasil Guillermo Daniel Raimondi. O encontro ocorreu na última sexta-feira (5), durante a Expointer em Esteio.
Na ocasião, Leite apresentou ao embaixador os avanços no projeto de construção das novas pontes ligando o Rio Grande do Sul à Argentina — nas rotas Itaqui–Alvear, Porto Mauá–Alba Posse e Tiradentes do Sul–El Soberbio. Embora a responsabilidade final pela obra seja federal, o Estado assumiu o compromisso de promover a fase inicial dos estudos.
Em abril deste ano, Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza assinaram com a Caixa Econômica Federal um contrato no valor de R$ 553 mil para a elaboração dos termos de referência, documentos essenciais que viabilizarão a contratação dos anteprojetos dessas pontes.
O Governo do Estado classificou o encontro como sendo “marcado por diálogo construtivo e pela busca de soluções concretas nas áreas de turismo, transporte e energia”.
Leite destacou a importância das comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas, previstas para 2026, como oportunidade de unir cultura, história e desenvolvimento econômico, tendo em vista a presença marcante do tema também na história do país vizinho.
Outro tema estratégico foi a interconexão com o gasoduto de Vaca Muerta, na província de Neuquén, um dos maiores reservatórios de gás natural não convencional do mundo. O projeto prevê a construção de um gasoduto ligando Uruguaiana a Porto Alegre, estimado em US$ 1 bilhão, para trazer o gás argentino ao território gaúcho.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Foto: Vitor Rosa/Secom