BRASILEIRA EM ESTADO VEGETATIVO RETORNA AO BRASIL EM UTI AÉREA APÓS QUASE UM ANO NOS ESTADOS UNIDOS
O seu portal de Notícias

BRASILEIRA EM ESTADO VEGETATIVO RETORNA AO BRASIL EM UTI AÉREA APÓS QUASE UM ANO NOS ESTADOS UNIDOS

Depois de quase um ano de espera e de uma grande mobilização solidária, a mineira Fabíola da Costa, de 32 anos, finalmente voltou ao Brasil. Em estado vegetativo desde setembro de 2024, após sofrer um mal súbito nos Estados Unidos, Fabíola desembarcou na noite de segunda-feira (20/10) no Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, município vizinho a Juiz de Fora, sua cidade natal.

O retorno foi possível graças a uma UTI aérea particular, viabilizada por um grupo de amigos e doadores que se uniram para custear os altos gastos com o transporte — estimados em cerca de R$ 1 milhão. “Parecia algo impossível de acontecer. O valor era muito alto, mas as pessoas se sensibilizaram e nos ajudaram a tornar esse sonho real”, relatou Ubiratan Rodrigues da Nova, esposo de Fabíola, que ainda aguarda liberação de documentos para retornar ao Brasil.

A tragédia que mudou a vida da família aconteceu em 20 de setembro de 2024, quando Fabíola teve um mal súbito em casa, sofrendo três paradas cardíacas e uma perfuração no pulmão durante as tentativas de reanimação. As complicações deixaram graves sequelas neurológicas, levando-a ao estado vegetativo.

Durante oito meses de internação em hospitais americanos, parte das despesas foi coberta pelo plano de saúde, mas os custos totais ultrapassaram milhões de reais, segundo o marido. Desde abril de 2025, Fabíola vinha sendo tratada em casa, em um quarto adaptado com equipamentos hospitalares e assistência médica domiciliar.

Recomeço em Juiz de Fora

A chegada ao Brasil foi acompanhada por uma equipe do Samu, que transportou Fabíola diretamente para o Hospital Ana Nery, onde passou por novos exames e avaliações médicas. Em seguida, será levada à residência da família, no Bairro Granjas Bethel, onde continuará recebendo fisioterapia e cuidados contínuos pelo SUS.

A história de Fabíola é um exemplo de esperança, amor e solidariedade, mostrando como a união de pessoas pode transformar o impossível em realidade.

Colaborou com foto e informações Diário da Informação.

JAC News - conectando fatos e pessoas.

Postagem Anterior Próxima Postagem
O seu portal de Notícias

Formulário de contato