Foi dado mais um passo histórico para a integração entre Brasil e Argentina. Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o governo federal assinou o contrato com o Consórcio Ponte Rio Uruguai-RS, liderado pela empresa Rivoli SA, responsável pela construção da tão aguardada ponte internacional entre Porto Xavier (RS) e San Javier (Misiones).
A confirmação foi feita pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e compartilhada nas redes sociais pelo secretário de Turismo de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, que comemorou o avanço do projeto.
O contrato prevê a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução completa da obra — incluindo os acessos, o cumprimento das exigências ambientais, as desapropriações e os processos de reassentamento necessários.
De acordo com o prefeito Gilberto Menin, o município vive um momento de grande expectativa. Segundo ele, o prazo para liberação das licenças ambientais, que geralmente leva cerca de um ano, deverá ser reduzido pela metade graças ao adiantamento de diversas documentações.
A futura ponte terá 950 metros de extensão, com acessos de 900 metros pelo lado brasileiro e 500 metros pelo lado argentino.
O contrato, assinado oficialmente em 15 de outubro de 2025, estabelece um prazo de execução de 1.440 dias consecutivos e vigência total de 1.620 dias, com investimento de R$ 214.681.195,71.
A obra representa um marco de desenvolvimento regional e promete fortalecer o turismo, o comércio e a integração entre os dois países.
Colaborou com informações Redação Grupo Sepé
JAC News - conectando fatos e pessoas.