Brigada Militar resgata pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegal em Erechim
O seu portal de Notícias

Brigada Militar resgata pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegal em Erechim



A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), resgatou, na segunda-feira (17/11), 15 pássaros silvestres mantidos em cativeiro ilegal , na cidade de Erechim. 


Após receber denúncias, a equipe do 3º BABM, localizou, em uma residência no bairro Vitória II, 13 aves silvestres, mantidas em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental competente.  Foram identificadas aves, conhecidas popularmente como,  Papagaio-verdadeiro, Frade, Sabiá-barranco, Tiziu, Pintassilgo, Tecelão, Sabiá-una e Cardeal. Duas das aves possuíam anilhas falsificadas, configurando crime de falsificação de sinal público, previsto no art. 296, §1º, III, do Código Penal, além do crime ambiental, previsto no artigo 29, da Lei 9.605/98.


Em outro local, os policiais militares realizavam o patrulhamento, quando avistaram, na varanda de uma residência, uma gaiola contendo aves. Ao realizar a inspeção no local, foram identificados dois pássaros silvestres, um Coleirinha e um Cardeal, ambos em gaiolas com alçapões - utilizadas para captura diretamente da natureza. No local, também foi encontrada uma outra armadilha para captura de pássaros.


Nos dois casos, os responsáveis responderão pelos crimes. Os pássaros foram resgatados e após   avaliação veterinária, poderão retornar à natureza.


As gaiolas e armadilhas foram apreendidas, conforme Termo de Apreensão. 


A Brigada Militar reforça que a captura, manutenção e comércio de aves silvestres são crimes ambientais.


Comando Ambiental

Brigada Militar

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Imagens: 3º BABM | Erechim


Postagem Anterior Próxima Postagem
O seu portal de Notícias

Formulário de contato