
As chuvas registradas nas últimas semanas favoreceram o desenvolvimento das lavouras de milho no Rio Grande do Sul, com recuperação parcial da produtividade em áreas que haviam sido afetadas pela estiagem no fim de novembro e dezembro. As temperaturas adequadas também contribuíram para o bom desempenho da cultura, especialmente nas áreas irrigadas, que apresentam alto potencial produtivo.
Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado em 8 de janeiro, 93% dos 785 mil hectares projetados para o milho já foram semeados no Estado, com a maior parte das lavouras em fase de enchimento de grãos. A produtividade média estimada para a safra é de 7.370 kg/ha. Em regiões como Ijuí, áreas irrigadas alcançam médias de até 15 mil kg/ha.
Para o milho destinado à silagem, o cenário também é positivo. A área estimada é de 366 mil hectares, com produtividade média prevista de 38,3 toneladas por hectare. Apesar do bom quadro geral, a Emater alerta para maior incidência de fungos, bacterioses e da cigarrinha-do-milho, exigindo atenção dos produtores.
Foto: Carine Massierer, jornalista da Emater/RS-Ascar
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
JAC News - conectando fatos e pessoas.