CAPS de Santa Rosa integram música ao cuidado em saúde mental
O seu portal de Notícias

CAPS de Santa Rosa integram música ao cuidado em saúde mental

A música tem um poder transformador: toca as emoções mais profundas, conecta pessoas e ultrapassa barreiras. Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da FUMSSAR em Santa Rosa, ela se torna uma importante aliada no cuidado com a saúde mental, especialmente por meio da formação de grupos musicais. Mais do que uma atividade recreativa, a música é utilizada como uma estratégia terapêutica eficaz, promovendo bem-estar e contribuindo significativamente para o processo de recuperação dos usuários.

Atualmente, os CAPS da FUMSSAR contam com três grupos de música, realizados sempre às quartas-feiras, reunindo mais de 50 participantes. Segundo Flávia Albuquerque, Gerente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a participação em um grupo de música oferece diversos benefícios para pessoas em tratamento de saúde mental, “A expressão artística permite que sentimentos e emoções, muitas vezes difíceis de serem verbalizados, encontrem um canal de vazão. Através das letras, melodias e ritmos, os participantes podem explorar suas vivências, ressignificar traumas e desenvolver novas formas de enfrentamento”.

A cada ensaio e a cada apresentação, por menor que seja, a autoestima dos participantes é fortalecida. A percepção de que são capazes de criar algo belo e significativo, de contribuir para um resultado coletivo que emociona e inspira, funciona como um poderoso reforço positivo. Esse reconhecimento pessoal é fundamental para o desenvolvimento de uma imagem mais positiva de si e para o avanço no processo terapêutico.

Postagem Anterior Próxima Postagem
O seu portal de Notícias

Formulário de contato