Três escolas municipais de Porto Alegre, severamente danificadas pelas enchentes de maio de 2024, serão reformadas ou reconstruídas com recursos provenientes de uma expressiva doação feita ao Instituto Cultural Floresta (ICF). O valor, de R$ 9 milhões, foi repassado pelo Fundo Luz Alliance — iniciativa da modelo Gisele Bündchen em parceria com a ONG BrazilFoundation.
As unidades beneficiadas são as escolas Leopolda Barnewitz, no bairro Cidade Baixa; Rio Grande do Sul, no Centro Histórico; e Miguel Granato Velasquez, no bairro Sarandi. As obras ficarão sob a responsabilidade da arquiteta Monica Vianna, atuando pelo ICF.
Com o aporte financeiro, o município projeta a criação de 600 novas vagas em tempo integral na educação infantil, contemplando crianças de zero a seis anos. A ação integra o plano da prefeitura de ampliar o acesso à rede pública de ensino. A previsão é de que as obras estejam concluídas no prazo de até 12 meses.
Além do valor já garantido pelo fundo internacional, o Instituto ainda busca captar cerca de R$ 3,5 milhões adicionais para garantir o mobiliário e os equipamentos escolares necessários. Essa nova etapa de arrecadação será conduzida com apoio de doadores nacionais e internacionais.
Com informações da Folha de S.Paulo.