Na noite de quinta-feira (14), o músico, cantor e compositor Pedro Ortaça recebeu, em sessão solene da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, o título de Cidadão Honorário do Município. A distinção, proposta pelo então vereador André Marques e aprovada em 2013, celebra a contribuição do artista para a valorização e preservação da cultura missioneira.
Natural do Pontão de Santa Maria, em São Luiz Gonzaga, onde nasceu em 1942, Ortaça construiu uma carreira sólida e marcada por obras que se tornaram referência no cenário musical do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória, compôs mais de 120 músicas, lançou sete discos, 12 CDs e um DVD — este último, o primeiro em alta definição produzido no estado, com gravações realizadas em cidades históricas como São Miguel das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo.
O reconhecimento ao trabalho do artista já rendeu diversas honrarias, como o título de Mestre das Culturas Populares pelo Ministério da Cultura, a Medalha Farroupilha da Assembleia Legislativa e troféus como Ouro das Missões e Contra Todos os Ventos. Ortaça também é cidadão honorário de outros municípios da região missioneira.
Conhecido como o “último tronco missioneiro”, Pedro Ortaça mantém-se ativo, inovando e reafirmando seu compromisso com a música e a cultura que traduzem a história e a essência do povo das Missões.
JAC News - o seu portal de Notícias!