
Um crime de abigeato (furto e abate ilegal de gado) resultou em um prejuízo estimado de R$ 20 mil em uma propriedade situada na Fazenda Maragata, interior de São Borja. A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar na tarde de segunda-feira (3).
De acordo com informações repassadas pelo capataz da fazenda, o crime teria ocorrido durante a madrugada anterior. Os funcionários haviam realizado a contagem do rebanho ainda no fim da tarde de domingo e nada de anormal havia sido percebido.
Na manhã seguinte, no entanto, o grupo encontrou quatro vacas da raça Brangus abatidas — três delas em área aberta, próxima ao Rio Icamaquã, e outra dentro de um matagal. Os animais apresentavam marcas de disparos de arma de fogo de grosso calibre.
Os criminosos retiraram apenas os quartos e as paletas dos bovinos, abandonando o restante das carcaças no local. Pegadas e vestígios encontrados próximos ao rio indicam que os responsáveis podem ter utilizado uma embarcação para fugir após o crime.
Outro detalhe relatado pelo capataz é que os animais haviam sido recentemente medicados, o que torna a carne imprópria para o consumo humano.
A Brigada Militar registrou a ocorrência e encaminhou o caso à Polícia Civil, que irá investigar a autoria do crime e buscar identificar os envolvidos.
Colaboraram com informações Site SB News e Brigada Militar.
JAC News - conectando fatos e pessoas.