Os ventos fortes que causaram estragos em cerca de 40 imóveis em Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, foram decorrentes de um tornado, confirmou a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Uma casa foi parar em cima de um carro após ser arrancada pela força das rajadas.
Foto mostra que o veículo passou a sustentar totalmente a residência de madeira em um dos lados dela. O temporal com queda de granizo ocorreu na noite de sábado (20).
A Defesa Civil de Barra Bonita estima que o vento tenha ultrapassado 80 km/h nas áreas mais afetadas. O município avalia se vai decretar emergência.
Tornado
As instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade próximo às cidades vizinhas de São Miguel do Oeste e Barra Bonita.
Nesses municípios, houve queda de granizo e danos por conta da passagem de um tornado, conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
O fenômeno foi confirmado a partir da análise de ocorrências relatadas e de imagens de drone, onde foi possível observar um caminho com telhados parcialmente destruídos e árvores tombadas, características condizentes com tempestades severas associadas a tornados.