O Ministério da Saúde informou neste sábado (4) que o Rio Grande do Sul possui dois casos sob investigação por possível intoxicação por metanol. As ocorrências foram registradas em Porto Alegre e Santa Maria.
A notificação ocorre em meio ao aumento expressivo de registros em todo o país, que já somam 195 casos — entre confirmados, suspeitos e óbitos. Desse total, 14 foram confirmados e 181 seguem em análise. O estado de São Paulo concentra a maioria das notificações (162), sendo 14 confirmações e duas mortes já reconhecidas oficialmente.
Comitê de monitoramento
Diante da situação, o governo gaúcho anunciou, na sexta-feira (3), a criação de um comitê intersecretarial para acompanhar possíveis ocorrências de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.
A medida, determinada pelo governador Eduardo Leite, reúne as secretarias estaduais da Saúde, Segurança Pública e Agricultura, além de órgãos como o Samu, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).
O grupo tem como objetivo intensificar o monitoramento, as ações de fiscalização e a resposta rápida a qualquer indício de contaminação no estado.
Colaborou com informações G1RS.
JAC News - conectando fatos e pessoas.