​Tem erva-mate no Guia Sabores Únicos do RS
O seu portal de Notícias

​Tem erva-mate no Guia Sabores Únicos do RS



O Barbaquá Machadinho está presente no Guia de Sabores Únicos do Rio Grande do Sul 2026, lançado na última segunda-feira (01/12), em evento no Pontal Shopping, em Porto Alegre. A publicação dá destaque para 50 produtos, escolhidos a partir de uma curadoria que envolveu 176 empresas inscritas.


Com a conquista desse espaço, o Barbaquá Machadinho resgata a ancestralidade e a memória sensorial do mate. Para o proprietário do Barbaquá Machadinho, o produtor Alcir da Fonseca, é satisfatório poder reconstruir um processo totalmente artesanal de fabrico da erva-mate, visto a evolução industrial que há no setor ervateiro. Isto lhe traz memórias de sua infância e de seu pai, que também fabricava erva-mate nesse modelo.


Conforme o extensionista da Emater/RS-Ascar Regional Passo Fundo e presidente da Câmara Setorial da Erva-Mate, Ilvandro Barreto de Melo, a diversidade dos produtos oportunizados pela erva-mate ampliam a capacidade produtiva, industrial e de consumo. “Junto a tantos benefícios proporcionados pelo mate, o resgate ao passado tem idêntico valor às crescentes inovações. A inclusão do Barbaquá Machadinho no Guia de Sabores Únicos do RS é também o resultado de um trabalho bem conduzido pela Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate) e de todas as suas sólidas parcerias”, avaliou Barreto de Melo.


O extensionista acrescenta que a inclusão do Barbaquá Machadinho no Guia resgata a memória sensorial ancestral do mate e oportuniza aos mateadores um retorno ao tempo, ao primitivo e às origens dessa típica bebida sul-americana, símbolo oficial dos gaúchos.


O Guia Sabores Únicos do RS, de iniciativa do Sebrae RS, destaca o melhor da produção artesanal e da gastronomia gaúcha e celebra o talento, a diversidade e a qualidade das agroindústrias gaúchas. O Guia tem o propósito de valorizar produtos de origem, fortalecer a competitividade das agroindústrias e ampliar a presença dos alimentos gaúchos nas gôndolas e cardápios de todo o Estado. O projeto também busca estimular parcerias entre o campo, o varejo e a gastronomia.


Histórico


O Barbaquá Machadinho é uma pequena ervateira, inaugurada em 2022, mas que guarda uma longa história familiar no cultivo e processamento de erva-mate, brinda o consumidor de mate com uma proposta de resgatar a antiguidade da bebida em tempos contemporâneos. O Barbaquá Machadinho é um dos três fabricantes autorizado e legalizado pela vigilância sanitária do Rio Grande do Sul para esse tipo de produção e está localizado na área delimitada pela Indicação Geográfica Erva-mate “Região de Machadinho”.  


O produto que compõe o Guia de Sabores tem como base a matéria-prima da cultivar de erva-mate “Cambona 4”, de elevado “sabor suave”, considerada a mais suave do Brasil, com origem na Região de Machadinho e processada no sistema artesanal barbaquá. Pela sua reconhecida notoriedade na produção de erva-mate, a “Região de Machadinho” obteve o registro de Indicação Geográfica para a erva-mate, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em fevereiro de 2025.


Sistema artesanal


Barbaquá é um sistema de produção artesanal de erva-mate que processa a secagem de folhas e ramos em pequenas quantidades, de forma lenta, com temperatura amena e aroma de fumaça. Isso lhe proporciona um sabor único e levemente defumado, trazendo na memória sensorial a ancestralidade primitiva do mate.


O sistema Barbaquá é sucessor dos métodos “Macaco” e “Carijo” no processamento artesanal e primitivo da erva-mate, já utilizado há mais de 400 anos pelos povos indígenas na América do Sul e aperfeiçoado pelos Jesuítas.


 


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo


Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

Postagem Anterior Próxima Postagem
O seu portal de Notícias

Formulário de contato